Como fazer Marketing para Clínicas em 4 passos

 

Se você tem uma clínica e precisa melhorar o faturamento através do aumento de pacientes procurando por consulta particular ou convênio, a estratégia de Marketing para Clínicas poderá te ajudar muito.

 

Com o aumento de pessoas procurando por saúde, muitas clínicas e consultórios têm a oportunidade de crescer ainda mais usando as estratégias de Marketing para clínicas médicas.

 

Mas não se engane se você acredita que Marketing para Clínicas se baseia em aparecer no rádio ou tv ou simplesmente espalhando panfletos na porta do metrô, isso é uma forma de marketing mais antiga e não é eficaz quando se trata de Marketing na saúde.

 

Para que você tenha uma estratégia eficaz vou te mostrar nesse artigo como fazer Marketing para Clínicas em 4 passos relativamente simples, me acompanha:

 

1 – Tenha um site bem estruturado.

 

O Site é o espaço completo da sua clínica na internet. É onde o paciente irá ter o primeiro contato com a sua clínica e por isso é importante que ele não seja apenas bonito e amigável mas também tenha todas as informações que façam o paciente se sentir mais confortável e ganhe confiança em querer agendar uma consulta.

 

Os principais elementos dentro de um site que poderão trazer resultados eficazes na sua estratégia de Marketing para Clínicas são:

  1. Banner principal descrevendo rapidamente sobre a clínica;
  2. Descrição mais detalhada através de um texto maior;
  3. Serviços e tratamentos da Clínica na Home;
  4. 1 página (landing page) para cada serviço realizado pela clínica;
  5. 1 página somente para explicar os convênios ou consultas particulares;
  6. 1 páginas mostrando a equipe de médicos com seus CV;
  7. Como funciona o atendimento presencial e online;
  8. Fotos da Clínica mostrando os ambientes;
  9. Localização da Clínica através de um mapa;
  10. Informações de Contato;
  11. Formulário de Contato;
  12. Botões para Ligar ou entrar em contato via Whatsapp;
  13. Dúvidas mais frequentes;
  14. Um Blog para explorar assuntos mais compridos e fazer marketing de conteúdo.

 

Note que estes elementos vão quebrar a maioria das objeções do paciente commo por exemplo:

 

  1. O que faz a clínica?
  2. Quem são os médicos?
  3. Será que atende o meu convênio?
  4. A clínica é limpinha?
  5. Estou perto da clínica?
  6. Como entro em contato com a clínica?
  7. Será que atendem o serviço que preciso?

 

Outros assuntos que não são respondidos pelas áreas ou páginas do seu site, poderão ser respondidos pela área de Dúvidas Frequentes.

 

Dessa forma você poderá quebrar a maioria das principais objeções de um paciente ao ter o primeiro contato com a clínica.

 

2 – Tenha Conteúdos nas redes sociais da Clínica

 

Ter uma estratégia de conteúdo nas redes sociais é muito importante nos dias de hoje.

 

Muitas clínicas estão investindo nessa estratégia não somente por ser eficaz, mas por trazer mais pessoas interessadas em ter uma conexão com a clínica, em ter um bom relacionamento e ser fiel aos serviços de saúde que a organização oferece ao paciente e sua família.

 

Uma estratégia de conteúdos bem estruturada nas redes sociais consiste em:

 

  1. Gerar conteúdos semanalmente em formato de Posts, Carrossel, Stories, Reels e Lives;
  2. Criar conteúdos que gerem valor ao paciente, como por exemplo dicas de saúde, exercícios que fazem bem para evitar determinada doença, algum hábito que deve ser evitado para evitar a doença, sugestões de hábitos saudáveis e vários outros que ajudem o paciente de alguma forma a ser mais saudável.
  3. Criar conexão com o paciente através de posts estratégicos, que chamem a atenção e criem um laço emocional, é disso que as pessoas procuram nas redes sociais.
  4. Compartilhe notícias interessantes e otimistas sobre o mercado da saúde, como novas vacinas, novos tratamentos e etc. O mundo precisa de mais notícias boas, ainda mais vindos da clínica que os atende.

 

3 – Faça Campanhas de Google Ads

 

Milhões de buscas são realizadas dentro do Google diariamente. As pessoas perceberam que pesquisando elas resolvem seu problema, e se for de saúde, aí entramos nós com uma estratégia de Marketing para Clínicas bem sucedida usando o Google Ads.

 

Por exemplo: Se a sua clínica realiza consultas, exames e tratamento de varizes, é uma boa oportunidade para criar uma campanha no Google.

 

Pessoas que estão com varizes, dor e queimação nas pernas, irão procurar uma hora ou outra no Google por “Tratamento para varizes” ou “Médico Angiologista” ou “Como tratar as Varizes” e é aí que seu anúncio deve aparecer.

 

Um anúncio que atrativo irá fazer o paciente considerar a sua clínica naquele momento e clicar no seu anúncio. Em seguida ele será direcionado para seu Site e é daí que vem a importância de ter ele completo com as informações do primeiro tópico deste artigo.

 

Percebe que tudo se encaixa?

 

Ao entrar no seu site, o paciente irá avaliar se existe conexão entre ele e sua clínica. Havendo, ele irá agendar uma consulta através do Botão de Whatsapp ou Formulário de Contato.

 

Em outras palavras, o Google Ads vai trazer pessoas que estão procurando por serviços médicos e irá direcionar para o site da sua clínica, onde ele irá avaliar se vai agendar uma consulta por ali ou vai para o segundo site em primeiro lugar na busca que ele realizou.

 

Por isso o Site é tão importante quanto as campanhas no Google, é tudo uma engrenagem!

 

Faça uma Lista de Transmissão no Whatsapp

 

Depois de ter uma base de clientes atendidos, é importante chamá-los de volta através de um relacionamento mais próximo no Whatsapp, isso faz parte de uma boa estratégia de Marketing para Clínicas!

 

Ao coletar o número de telefone do paciente, pergunte-lhe se a clínica poderá enviar comunicados importantes através do Whatsapp e siga a lei geral de proteção de dados para não ter problemas futuros.

 

Envie comunicados 1 vez por semana anunciando agendas abertas e tratamentos disponibilizados pela clínica, sempre seguindo as regras da publicidade médica é claro.

 

Outra ideia é republicar os posts publicados no Instagram, dentro dos stories do Whatsapp.

Isso vai gerar curiosidade nos seguidores que poderão buscar as redes sociais da clínica para ter mais proximidade.

 

O importante é estar presente no Whatsapp, Instagram, Facebook e principalmente no Google!

 

Quais os maiores desafios no Marketing para Clínicas?

 

Fazer Marketing para Clínicas é uma estratégia desafiadora já que precisa seguir uma série de regras da publicidade médica determinadas pelo Conselho Federal de Medicina visando impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico.

 

Contudo, seguindo as regras de maneira ética ainda é possível realizar o marketing para clínicas de maneira eficiente para que seus pacientes comecem a chegar em um curto tempo.

 

Além disso, um dos maiores desafios da atualidade é a alta concorrência em ter um conteúdo, anúncio e sites de qualidade que chamem a atenção do seu potencial paciente.

 

O recomendado é que se possível, sua organização tenha o apoio de uma agência especializada em Marketing para Clínicas dando apoio e dando ideias de diferenciação para se destacar da concorrência.

 

O Marketing para Clínicas é um conceito moderno e está sendo muito bem aplicado por diversas clínicas no Brasil, trazendo resultados incríveis com essa estratégia.

 

Te convido a fazer esta análise através de engenharia reversa: Análise as clínicas que estão no topo das buscas com anúncios patrocinados no google, analise o site deles, as redes sociais deles e perceba que esta estratégia está sendo usada por eles.

 

Quer saber como aplicar a estratégia de Marketing para Clínicas? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite uma consultoria gratuita para sua Clínica.

 

Se a consultoria fizer sentido, você poderá solicitar uma proposta que faça sentido ao seu cenário e começar a ter frutos em pouco tempo, assim como estamos fazendo com várias outras clínicas em São Paulo.

 

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