Muito se fala de Marketing Hospitalar para conquistar mais pacientes para um hospital mas pouco se fala das reais estratégias que ajudam um hospital a crescer com qualidade e assertividade.

O Marketing Hospitalar pode parecer relativamente simples em comparação ao Marketing Tradicional mas definitivamente não é. Como já sabemos, o CRM tem uma série de restrições publicitárias que precisam ser obedecidas à risca para não gerar problemas futuros para o médico responsável.

Vou listar aqui os 5 passos para conquistar mais pacientes usando o Marketing Hospitalar respeitando as regras do CRM:

1 – Trabalhe a Presença Digital do Hospital

  1. TENHA UM SITE OTIMIZADO PARA PACIENTES – Para conquistar mais pacientes para o seu hospital o foco sempre deve ser o PACIENTE! Ao entrar no site ele precisa entender nos primeiros 5 segundos o que o hospital tem a oferecer para ele(a). As informações precisam ser PRINCIPALMENTE CLARAS E OBJETIVAS. Não é recomendado usar linguagem complexa para valorizar nada, quando se trata de saúde, quanto mais claro for, melhor para o paciente. As informações mais importantes precisam estar visíveis como Botões de agendamento, convênios atendidos, horários de funcionamento, especialidades atendidas, benefícios de estacionamento e atendimento humanizado. Tenha uma jornada simples e funcional.
  2. TENHA CONTEÚDOS NAS REDES SOCIAIS DO HOSPITAL – Com o avanço da tecnologia e dos hábitos de consumo é normal que os pacientes queiram visitar as redes sociais do hospital para saber mais sobre ele. Os pacientes vão procurar informações de contato, imagens das dependências do hospital, bastidores da equipe médica e conteúdos que gerem valor e relacionamento através das redes sociais. Para conquistar mais pacientes para seu hospital você precisa ter o mínimo de presença nas redes sociais.
  3. ESTEJA PRESENTE NO GOOGLE ADS – Quando um paciente precisa de um serviço médico, qual é a primeira coisa que ele faz? Pesquisar no Google! E o que ele encontra na primeira página? O ideal é que o seu Hospital esteja nos primeiros lugares da pesquisa. Para isso acontecer precisará usar a ferramenta chamada Google Ads para anunciar e ficar nos primeiros resultados usando não somente o nome do hospital como também das especialidades que vocês atendem.
  4. CONTEÚDOS NO BLOG DO HOSPITAL – Para intensificar as pesquisas no google você também deve ter páginas de blog bem elaboradas para que quando o paciente pesquisar por alguma especialidade ou serviço o Blog apareça nos resultados orgânicos (não pagos) e assim você economize dinheiro com anúncios em alguns casos específicos.
  5. FAÇA VIDEOS PARA O YOUTUBE – Assim como o Google mostrará os conteúdos do seu Blog/Site quando um paciente realizar uma pesquisa, o Youtube também irá mostrar, por isso é importante estar presente dentro do Youtube com vídeos institucionais, vídeos informativos, entrevistas com médicos e muito mais. Chamamos isso de Onipresença Digital, ou seja, estar presente em todos os canais possíveis com a máxima qualidade possível.
  6. TENHA O GOOGLE MEU NEGÓCIO ATUALIZADO E COM BONS DEPOIMENTOS – Como você bem sabe, o CRM não permite ter depoimentos de pacientes no site, seja lá por qual motivo essa regra ainda existe ainda em 2022. Mas precisa ser respeitada acima de tudo. Porém, não existe nada (e nem casos de restrição do CRM) relacionados a depoimentos feitos pelos pacientes dentro do Google Meu Negócio, então você pode enviar o link de depoimentos para uma lista de pacientes através do Whatsapp ou E-mail Marketing.

2 – Conheça o perfil do seu Paciente para conquistar mais pacientes!

  1. DESENHE O SEU PÚBLICO ALVO – É importante que você conheça muito bem o seu público alvo para identificar com quem seu hospital vai se conectar e atender. Por exemplo, se o hospital se propõe a atender alto nível, suas cores, comunicação, artes e tom de você precisa estar de acordo com o nível do seu público.
  2. DESENHE A SUA PERSONA – Definir a persona do seu hospital ajudará ainda mais a ter clareza de como você vai se comunicar com ela, usando tons e temperaturas corretas na comunicação. Com a definição de persona você pode personalizar ainda mais a comunicação e toda experiência do paciente dentro do Hospital.
  3. DESENHE O MUNDO IDEAL QUE ATENDA SUA PERSONA – Depois de definir público alvo e persona ficará muito mais fácil desenhar qual seria o melhor atendimento, a melhor comunicação, as melhores mídias digitais garantindo uma estratégia de Marketing Hospital mais assertiva.

3 – Tenha um excelente atendimento

  1. ATENDIMENTO HUMANIZADO – O Atendimento humanizado caiu no gosto dos pacientes não somente por serem chamados pelo nome, mas por ser um atendimento mais caloroso, gentil e com mais empatia por parte do profissional que atende. Pessoas se identificam com pessoas, por isso as pessoas que atendem precisam ser MUITO bem treinadas e antes de qualquer experiência ou formação elas precisam gostar de pessoas.
  2. UTILIZE UM SISTEMA DE CRM AO FAVOR DO SEU RELACIONAMENTO – Sabemos que o sistema interno do Hospital possibilita ter todos os dados do paciente de maneira facilitada, então, treine a sua equipe para usar essas informações para encantar o cliente, para mostrar ao paciente que todas as informações dele estão ali para facilitar o atendimento dele. Isso encanta qualquer cliente.

4 – Seja lembrado pelo seu paciente

  1. UTILIZE O REMARKETING HOSPITALAR – O que é Remarketing Hospitalar? É estar presente nas redes sociais para aquelas pessoas que já visitaram o Hospital em algum momento. Use campanhas de Facebook Ads
  2. para realizar o Remarketing utilizando uma lista de clientes. Mas atenção, não deve ser usado nenhuma campanha específica de serviço médico para não constranger o paciente, utilize apenas campanhas institucionais do Hospital.
  3. USE OS STORIES DO WHATSAPP – Utilize os Stories do Whatsapp para comunicar, educar e relacionar com os seus pacientes diariamente. Mensagens de apoio, incentivo e otimistas podem ser boas pedidas, aqui a finalidade é relacionar e não vender absolutamente nada.
  4. ENVIE COMUNICADOS ATRAVÉS DO E-MAIL MARKETING – Ao realizar o cadastro do paciente é bom que tenha um campo de LGPD para que o paciente aceite receber comunicados via Whatsapp e E-mail. Dessa forma você poderá se comunicar frequentemente com o paciente enviando informativos semanais sobre conteúdos de Blog, Youtube, Redes Sociais, novidades do Hospital, atendimentos, exames, procedimentos e muito mais.

5 – Ofereça sempre uma boa Experiência para conquistar mais pacientes para seu Hospital

Acima de qualquer técnica de Marketing é importante que o paciente SEMPRE tenha uma excelente experiência dentro do seu hospital, caso contrário ele não vai voltar e ainda por cima tende a sair falando mal do atendimento, instalações, médicos e preços cobrados.

O Marketing Hospitalar irá potencializar e distribuir com força e vigor a essência do Hospital. Por esse motivo a qualidade em todos os aspectos precisa ser prioridade máxima, esse é o melhor marketing.

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