5 Erros mais cometidos ao fazer Marketing Médico

Por conta da agenda conturbada e corrida nos plantões, é muito comum que o médico acabe deixando de lado e até esquecendo a im portância de fazer Marketing Médico.

Faz parte da rotina do médico se concentrar nos plantões voltando sua atenção aos atendimentos, procedimentos e cirurgias, focando na qualidade, responsabilidade e ética da profissão.

Contudo, nos tempos atuais o paciente que procura um médico particular tende a ir buscar mais informações sobre ele na internet, e nesse âmbito onde a maioria dos médicos acaba pecando por falta de estratégia.

 

CONHEÇA OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS AO FAZER MARKETING MÉDICO E COMO EVITÁ-LOS:

1) Postar conteúdo para o público errado

É comum que os médicos acabem postando algum artigo científico na sua página do Instagram e até mesmo exames que são impossíveis de serem lidos e entendidos pelos pacientes.

Lembre-se que, se você vai publicar algo nas Redes Sociais, precisa ser um conteúdo que agregue valor às pessoas. Aqui vai uma dica! Publique sempre pensando em:

  • O Paciente vai entender esse conteúdo?
  • O Paciente vai aprender algo com esse conteúdo?
  • O Paciente vai se conectar comigo vendo esse conteúdo?

Se a resposta para uma dessas 3 perguntas acima for SIM, pode publicar que você está no caminho certo!

2) Não aparecer nas Redes Sociais ao menos uma vez ao dia

Como eu disse anteriormente, a maioria dos médicos foca apenas no exercício da medicina e esquece das suas Redes Sociais.

O Instagram é uma Rede Social que busca manter o usuário dentro da plataforma o máximo de tempo que ela puder. O negócio dela é entretenimento. Por isso, ela dá prioridade para exibir conteúdos de páginas que publicam com bastante frequência.

Repare que grandes contas publicam ao menos 10 stories por dia, conversando, mostrando bastidores e criando conteúdo original em diversos formatos: Story, Post Feed, Vídeo Feed e Reels. Sempre seguindo a regrinha das 3 perguntas que mencionei acima.

 

3) Fazer Google Ads com orçamento muito baixo

Quando alguém precisa de um serviço médico, é normal que corra pesquisar no Google para saber quem é o médico ou clínica mais próxima, com um preço acessível para o seu bolso e que seja confiável.

Um dos maiores erros no Marketing Médico é o de acabar fazendo as campanhas de Google Ads com orçamento muito baixo.

Com o passar dos anos, percebemos que anunciar com R$ 5 reais por dia, acaba trazendo pacientes mal qualificados e uma quantidade muito baixa.

Quando você anuncia com mais de R$ 40 por dia acaba trazendo pacientes muito mais qualificados, todos os dias, e mais propensos a fechar a consulta ou o tratamento.

Mas por que isso acontece?

Por várias razões técnicas como, o Custo Por Clique ser alto nos dias atuais ou porque o Google identifica que quem investe mais no Google Ads merece pacientes mais qualificados (muito resumidamente). Simples assim!

Por isso, além de fazer Campanhas de Google Ads, não invista tão pouco, você terá pacientes fora dos padrões que você deseja para sua clínica.

 

4) Não ter um site com informações necessárias para convencer o paciente a agendar com você.

Outro erro muito comum no Marketing Médico é a falta ou a dificuldade de encontrar as seguintes informações no site:

  • Informações sobre o que o Médico ou Clínica faz;
  • Informações de contato escondidas ou no final da página;
  • Ter poucos botões de contato com a secretária;
  • Não ter um link direcionando para o Google Meu Negócio mostrando avaliações;
  • Não ter um Botão de Whatsapp no site;
  • Não mencionar o passo a passo para a consulta;
  • Não mencionar as Redes Sociais do médico no site;
  • Não ter um Blog com dicas de tratamento e doenças atendidas.

O site é a sua empresa na internet, ele precisa estar COMPLETINHO!

 

5) Não treinar sua secretária para saber vender os serviços da clínica

Muitos médicos contratam secretárias que já são “experientes”, mas esquecem de uma coisa: Experiência na área não quer dizer que ela SABE VENDER. São duas coisas MUITO diferentes e eu vejo isso em praticamente TODAS as clínicas que atendo.

A secretária acaba apenas respondendo às perguntas do paciente ao invés de usar técnicas de vendas para entender o problema do paciente e trazer para o agendamento.

Mesmo que você contrate uma secretária experiente, adquira um treinamento de vendas, faça dinâmicas de atendimento e foque na evolução do seu time. O seu sucesso está totalmente ligado à performance do time de atendimento da sua clínica ou consultório!

Ainda hoje, vejo muitas clínicas perdendo muito dinheiro por falta de treinamento das suas equipes e não é o Marketing Médico que vai mudar isso, e sim, melhorar a experiência do paciente com a sua Clínica através do atendimento.

 

Se você quer saber mais sobre Marketing Médico, leia mais sobre isso no nosso Blog.

Fale Conosco pelo WhatsApp