Milhões de buscas são realizadas diariamente no Google. Ele é o site mais acessado do Brasil por pessoas dos mais variados tipos. Não é novidade para ninguém que qualquer pessoa, empresa ou instituição que queira se destacar na rede (e fora dela) deve ter uma presença digital eficiente.
Afinal, como diz o ditado popular, “quem não é visto não é lembrado”. No entanto, ter um bom site e canais ativos nas redes sociais não é o suficiente. Afinal, a tendência é que isso seja cada vez mais comum a todos os negócios. É preciso destacar-se da concorrência para encontrar e ser encontrado pelo seu público-alvo.
Assim, torna-se de extrema importância investir em anúncios como parte da estratégia de marketing digital para obter melhores resultados. Se todo mundo utiliza o Google, aparecer entre os principais resultados de busca é fundamental, não é mesmo?
Nesse sentido, saber direitinho como funciona o Google Adwords ajudará bastante a ter sucesso na rede, divulgando de maneira mais eficiente o seu negócio, atingindo as pessoas que precisam do seu produto ou serviço e, consequentemente, ampliando o lucro.
Por isso, no artigo de hoje, explicaremos o que é, como funciona e como criar uma conta em uma das principais ferramentas de links patrocinados do mundo. Fique com a gente e aumente as suas chances de ter sucesso no mundo digital! Boa leitura!
O que é o Google Adwords
Ao fazer buscas no Google, você certamente já notou links em destaque, no topo da página de resultados, identificados com o termo “patrocinado”, não é mesmo?
No Youtube, antes de assistir a algum vídeo, já deve ter esperado um anúncio terminar. Ao ler um artigo em um blog, também deve ter reparado na presença de um banner divulgando alguma coisa na coluna lateral, certo?
Sabia que os três exemplos acima têm algo em comum? Todos fazem parte do Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google. De maneira simplificada, o seu principal objetivo é possibilitar que as empresas paguem para ter destaque na internet.
Como funciona o Google Adwords
A ferramenta possibilita a segmentação do público-alvo. Assim, o orçamento a ser gasto com publicidade online pode ser otimizado a partir do momento que você foca os seus anúncios em uma audiência qualificada, que tenha um interesse pelo seu negócio.
Para um bom uso dessa estratégia de links patrocinados, é importante lembrar que quantidade não é qualidade. Mais vale impactar pouca gente com grandes chances de conversão do que o contrário.
O que vale mais para uma empresa de quitutes sem glúten? Ter seu anúncio exibido para milhares de pessoas que não têm restrições alimentares ou atingir 500 pessoas celíacas? Esse é um dos diferenciais do Google Adwords. Por meio de cookies e de palavras-chave é possível determinar onde os anúncios serão exibidos.
São quatro as principais formas de anunciar: anúncios em rede de pesquisas, anúncios na rede de display (sites, blogs e páginas), anúncios no Youtube e anúncios em aplicativos. Cada tipo oferece diversas possibilidades de formato, permitindo personalização de acordo com o gosto do cliente.
As principais vantagens do Adwords
Ter destaque e ser visto por clientes em potencial é a principal vantagem de utilizar o Adwords, sem dúvida. Abaixo elencamos outros benefícios que a ferramenta proporciona. Veja!
Resultados rápidos
Ranquear bem no Google organicamente — ou seja, sem pagar anúncio — é possível, porém, um pouco demorado. Produzir conteúdo relevante, que agrade e interesse a sua persona, e utilizar estratégias adequadas de SEO fazem com que seu site conquiste bons resultados, mas esse é um processo lento, que leva no mínimo alguns meses.
Com o Google Adwords é possível acelerar e ter retorno em curto prazo. Dependendo do orçamento disponível, as visitas ao seu site e o número de leads podem ser multiplicados da noite para o dia.
Além disso, os anúncios do Google são mais eficientes porque encontram os clientes na hora em que mais precisam — quando estão buscando pelo produto ou serviço que você oferece. Assim, os visitantes são mais qualificados e mais propensos e fechar negócio.
Orçamento flexível
Foi-se o tempo em que fazer uma campanha de mídia era muito caro. No Google Adwords, quem escolhe o valor a ser investido é você. Por isso, qualquer companhia, independentemente do ramo ou porte, pode anunciar lá.
O limite de orçamento nunca é ultrapassado e ainda é possível fazer campanhas pré ou pós-pagas. Sem dúvida, isso ajuda no controle financeiro do negócio.
Otimização das campanhas
Anunciar no Google é relativamente fácil: a plataforma é intuitiva e você não precisa ser nenhum expert na área para colocar uma campanha no ar. No entanto, a possibilidade de otimizar campanhas por meio de algumas estratégias específicas é um dos diferenciais da ferramenta.
Há diversos tutoriais na internet que ensinam a ter resultados que fazem a diferença. Uma boa escolha de palavras-chave é fator decisivo para o sucesso de qualquer campanha. Portanto, procure o máximo de informações possível antes de anunciar no Google Adwords!
Como criar uma conta
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Google Adwords, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar uma conta. É bem simples: acesse https://adwords.google.com e clique em “Comece agora”. Na tela seguinte, digite o Gmail que ficará vinculado à conta e ao seu site.
Clicando em “continuar”, você passará a uma configuração guiada e o Google informará os detalhes necessários para criar sua conta no AdWords. Nos próximos passos, você terá que preencher alguns dados e configurar uma campanha teste (etapa não obrigatória) para começar a usar a plataforma.
Os campos são:
- sobre sua empresa;
- sua primeira campanha;
- pagamento.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o Google Adwords e aprendeu a criar sua conta na plataforma de anúncios do Google. Que tal começar a criar suas primeiras campanhas e alavancar o seu negócio?
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